Localizada em João Pessoa, PB, a Fundação Sol Nascente foi criada em 22/02/2002, tendo iniciado sua ação com a capacitação de 1000 jovens na cidade de João Pessoa, em parceria com Instituto Qualivida e Social Democracia Sindical (RJ), e o apoio da Prefeitura através da cessão de salas de aula em escolas públicas. A formação realizada contemplou capacitações em áreas de trabalho que permitissem uma atuação autônoma ou o trabalho em comércio, indústrias e empresas de serviço.

Como um de seus objetivos centrais sempre foi a educação, foi desenvolvida pela Fundação Sol Nascente uma pesquisa com 500 jovens em João Pessoa e Cabedelo, identificando os cursos de maior interesse ao procurarem o ensino superior. O objetivo era oferecer cursos de forte interesse local. Contratou-se também consultoria especializada para compreender o processo de licenciamento – Carta Consulta, de Belo Horizonte, e foi uma comissão de professores de João Pessoa e Cabedelo com Mestrado e Doutorado para a discussão dos cursos, objetivos de formação que incluíam foco empreendedor e inovação.

A NECESSIDADE É A MÃE DA INOVAÇÃO.
Platão
Filósofo

No entanto, a economia brasileira evidenciou um movimento descontínuo de pequenos ciclos de crescimento com desacelerações econômicas: em 2000, o PIB cresceu 4,3%; entre 2001 e 2003 houve uma forte desaceleração (nesse período o PIB cresceu a uma taxa média de 1,7% ao ano). Não houve confiança no cenário econômico para fazer a investida definitiva no processo mas, apesar de descontinuado o processo em curso, a Presidente da fundação. Sra. Myrthes Ribeiro Coutinho, reforçou a relevância de não descuidarmos da educação como foco central da atuação da Fundação.

Para seguir com a missão, foi iniciado um trabalho de busca de ações conjuntas com Instituições de Ensino Superior prestigiadas no Estado e no país, observando-se também a possibilidade de incluir a modalidade e-learning.  Em 27/04/2016 foi firmado um Convênio entre Fundação Sol Nascente e Sociedade de Ensino Superior da Paraíba S/S Ltda., iniciando reuniões para e-learning.  A parceria com IESP foi ampliada e foram feitos eventos em conjunto, hoje sob o guarda-chuva de um termo de cooperação.

Na remodelação que a Fundação Sol Nascente fez dos Estatutos Sociais que promoveu em 2017, contou com a relevante experiência na área de educação de um dos membros do Conselho da Fundação, Dr. Hélio Barros, que contribuiu sobre o projeto de ação e o conceito com que a Fundação atuaria nas suas principais áreas: Educação, Cultura, Cidadania e Empreendedorismo.